MIMAR - Logo menu 2
MIMAR - Logo menu 3

MIMAR

ACOMPANHAMENTO, CONTROLO E MITIGAÇÃO DE MUDANÇAS
NOS ECOSSISTEMAS MARINHOS DA MACARONÉSIA

 

SOBRE O PROJETO


 A MIMAR procura melhorar o conhecimento existente sobre espécies com impacto potencial nos habitats da rede NATURA 2000 através de ações como:

 

Inicio - Identificar mecanismos de proliferación

IDENTIFIQUE MECANISMOS DE PROLIFERAÇÃO

Inicio - Identficar los vectores de indroducción

IDENTIFIQUE OS VECTORES DE INTRODUÇÃO

Inicio - OFRECER MECANISMOS DE PREVENCIÓN, CONTROL Y SEGUIMIENTO

OFERECE MECANISMOS DE PREVENÇÃO, CONTROLO E SEGUIMENTO

 

FICHA TÉCNICA


 O MIMAR é um projeto cujo objetivo é mitigar as mudanças climáticas em espécies com potencial afeto aos habitats da rede marítima Natura 2000 e, conseqüentemente, aos usos e à saúde humana. Nesse sentido, o projeto visa melhorar o conhecimento relacionado às espécies exóticas invasoras que chegam na região, como elas chegam e como elas podem ser previstas. As espécies que podem ser prejudiciais serão identificadas, em que sentido são e quais mecanismos podem ser implementados para controlá-los. No MIMAR, serão analisadas as mudanças nos habitats marinha que as espécies invasoras geram. Desta forma, podem ser feitas estimativas sobre como afeta a atividade humana e a saúde, bem como as mudanças climáticas, e mecanismos de mitigação podem ser desenvolvidos, identificando as áreas e espécies mais resistentes.

 

 

AXES DE PRIORIDADE


 O MIMAR é dividido em três eixos prioritários diferenciados, que por sua vez são subdivididos em atividades específicas para cada eixo.

 

 

ESPÉCIE EXÓTICA

25 de Fevereiro de 2018 3:22

Para melhorar o conhecimento sobre as espécies exóticas que chegam aos portos da região macaronésica e seus vetores de entrada, o desenvolvimento de protocolos, sistemas ou mecanismos para sua prevenção e controle abrange as seguintes atividades

read more

FLORES TÓXICAS

25 de Fevereiro de 2018 3:23

Identificar as espécies capazes de desenvolver flores de algas tóxicas, bem como os fatores que as desencadeiam, propondo mecanismos de controle, vigilância e coordenação entre as administrações competentes da região. Este objetivo engloba as seguintes atividades

read more

ALTERAÇÕES DE HABITATOS

25 de Fevereiro de 2018 3:32

Conheça as mudanças nos habitats e comunidades bentônicas causadas pela atividade humana ou mudanças climáticas, identificando as áreas de resiliência e perda de serviços ecossistêmicos, desenvolvendo mecanismos de mitigação. Eles realizam as seguintes atividades

read more

MIMAR

ÂMBITO GEOGRÁFICO

      As áreas territoriais abrangidas pela MIMAR são a Comunidade Autónoma das Canárias (Espanha, UE), a Região Autónoma da Madeira (Portugal, UE), a República de Cabo Verde, a República Islâmica de Mauritânia e a República do Senegal. O Programa Interreg MAC propõe cooperação com países terceiros em seu ambiente geográfico e cultural entre suas linhas prioritárias e transversais.

      A fim de reforçar a cooperação com o resto da União Europeia, os requisitos estabelecidos no Artigo 21.2 do Regulamento (CE) n.º 1080/2006 relativo ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que determina as condições para quanto à localização das operações, que serão realizadas no MIMAR.

 

 

ASPECTOS INOVADORES

25 de Fevereiro de 2018 3:34

Os estudos mais recentes nesta área das mudanças climáticas têm se concentrado em avaliar os efeitos diretos do aumento da temperatura e da acidificação dos oceanos (AO) nas espécies, determinando sua capacidade de se adaptar a novas condições e modificar suas gamas de distribuição.

read more

EFEITOS MULTIPLICADORES

25 de Fevereiro de 2018 3:36

O problema abordado por este projeto é geral em todo o mundo, com as particularidades de cada região. A sua análise nas águas europeias, onde essas mudanças já são uma realidade, é de grande interesse para desenvolver medidas de prevenção.

read more

PDF Primeiro curso de treinamento sobre flores de algas

25 de Fevereiro de 2018 3:41

PDF Primeiro curso de treinamento sobre flores de algas

read more

 

DESEMPENHO DOS RESULTADOS


 Todo o conhecimento alcançado em termos de pesquisa em biodiversidade marinha e seu impacto nas mudanças climáticas são a base para futuras pesquisas, de modo que sua durabilidade no tempo do MIMAR seja importante e permanente. A transferência de conhecimento obtida pelas universidades e centros tecnológicos da Madeira e das Ilhas Canárias e das entidades senegalhas, mauritanas e cabo-verdianas lhes permitirá organizar suas próprias campanhas e atividades para a conservação e pesquisa de recursos marinhos.

Os resultados obtidos serão utilizados ao longo do tempo materializados por diferentes entidades que participam do projeto, mas também podem ser transferidos para outras administrações estaduais, ao longo do tempo, pois serão estudos de referência que podem ser usados por muitos territórios.

 

 

 

PUBLICAÇÕES


 

 

PARCEIROS