MIMAR - Logo menu 2
MIMAR - Logo menu 3

UNIVERSIDAD DE LA LAGUNA

  • 24-02-2018 10:52
  • MIMAR
  •   Socios

Descrição da instituição que representa e linhas de trabalho

O grupo de pesquisa "Biodiversidade, ecologia marinha e conservação" (BIOECOMAC) do. Faculdade de Ciências, Secção Biologia. Pertence à União Departamental (UD) das Ciências Marinhas do Departamento de Biologia Animal, Edaphologia e Geologia da Universidade de La Laguna e seu diretor é o Dr. Alberto Brito Hernández.

As principais linhas de trabalho em que o grupo se concentrou na data são:

  • Estudo taxonômico, biológico e ecológico da biodiversidade marinha, principalmente canariana e macaronesa.
  • Projeto e monitoramento de áreas marinhas protegidas.
  • Estudo das populações de cetáceos (ecologia de espécies de mergulho profundo com populações residentes)
  • Estudos sobre os efeitos das alterações climáticas (acidificação, temperatura) nas principais espécies e nas comunidades.
  • Espécies marinhas exóticas, vetores de introdução e impacto na biota marinha das ilhas Canárias
  • Estudos de recursos haliêuticos e de frutos do mar, exploração e impactos das Canárias.

A equipe BIOECOMAC possui um laboratório húmido onde realizar experimentos manipuladores, equipamentos de mergulho e compressão, bem como um barco pneumático e um barco rígido para realizar as amostragens, bem como vários equipamentos de laboratório.

 

Descrição do trabalho que ele realiza no projeto MIMAR

O grupo de pesquisa BIOECOMAC participa no Objetivo 3 "Conhecer as mudanças nos habitats e comunidades bentônicas causadas pela atividade humana ou mudanças climáticas, identificando as áreas de resiliência e perda de serviços ecossistêmicos, desenvolvendo mecanismos de mitigação". Os membros da equipe do grupo de pesquisa que participam do projeto MIMAR são: Dr. Alberto Brito Hernández (Professor), Dr. Gonzalo Lozano (Professor Titular), Dr. Sabrina Clemente (Doutora Assistente), Dr. Adriana Rodríguez (pesquisador pós-doutorado), La Lcda. Cataysa López (pesquisador predoctoral) e graduado Sergio Moreno (aluno de mestrado).

 

A contribuição do grupo para o objetivo 3 deste projeto será através das atividades 3.1 e 3.2.

Atividade 3.1 "Avaliação das mudanças dos ecossistemas como conseqüência das mudanças climáticas globais e / ou atividades humanas nos fundos costeiros da Macaronesia e análise da perda de serviços ecossistêmicos" será implementado um monitoramento ecológico observando o possível progresso de espécies de afinidades tropicais e regressão de espécies de afinidade temperada, que se basearão em espécies indicadoras representadas por algas, peixes e invertebrados, em todo o arquipélago das Canárias, especificamente nas ilhas de Lanzarote, Tenerife e El Hierro. Nesta atividade, também nos concentraremos na avaliação dos efeitos diretos e indiretos das mudanças climáticas em espécies-chave através de experiências manipulativas no laboratório. O objetivo é implementar um monitoramento ecológico de indicadores de mudanças climáticas em todo o arquipélago das Canárias e ampliar o conhecimento básico dos ecossistemas marinhos em relação à mitigação das mudanças climáticas.

 

Atividade 3.2 "Identificação de áreas de resiliência para habitats da Rede Natura 2000 e desenvolvimento de medidas de mitigação e conservação". Nesta atividade, será explorada todas as ilhas do Arquipélago das Canárias, detectando as áreas que podem atuar como micro-refúgios climáticos. e apresentam uma alta resiliência para espécies protegidas e estruturantes, como os Zoantoides, apresentando uma proposta de proteção para as áreas que atendam a esses requisitos.

 1. Facultad de Ciencias, Sección Biología.
2. Equipo de trabajo del BIOECOMAC dentro del MIMAR
3. Laboratorio humedo 1
4. Laboratorio húmedo 2
5. Detalle del laboratorio húmedo 3
6. Detalle del laboratorio húmedo 4
7. Detalle del laboratorio húmedo 5
8. Detalle del laboratorio húmedo 6
9. Detalle del laboratorio húmedo 7
10. Detalle del laboratorio húmedo 8
11. Detalle del laboratorio húmedo 9
12. Detalle del laboratorio húmedo 10
13. Detalle del laboratorio húmedo 11
14. Detalle de la embarcación rígida