MIMAR - Logo menu 2
MIMAR - Logo menu 3

ECOAGUA

  • 24-02-2018 10:52
  • MIMAR
  •   Socios

DESCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO QUE REPRESENTA E LINHAS DE TRABALHO

O Instituto Universitário de Aquacultura Sustentável e Ecossistemas Marinhos, através do projecto ECOAQUA, financiado pela UE Horizonte 2020, visa promover a excelência em investigação, inovação e formação de pós-graduação na conservação e utilização sustentável dos recursos costeiros e no desenvolvimento da aquicultura no ULPGC. Para o efeito, o Instituto melhorará a sua competitividade nestes domínios específicos de investigação, integrando e coordenando as acções de professores e investigadores de diferentes áreas do conhecimento e departamentos, bem como 6 investigadores de alto nível contratados pelo projecto europeu acima mencionado, adoptando um ecossistema para a gestão integrada do meio marinho. Esta integração de especialistas de diferentes disciplinas da pesquisa marinha permitirá uma pesquisa mais interdisciplinar, criando um ambiente estimulante para novas idéias e soluções para surgir para os problemas do setor produtivo e para a conservação dos recursos marinhos.

Assim, para contribuir para um melhor planejamento e gerenciamento integrado do meio marinho, incluindo o desenvolvimento sustentável das pescarias costeiras e da aquicultura a partir de uma abordagem ecossistêmica, a IU-ECOAQUA® integra 22 linhas de pesquisa agrupadas nas seguintes rubricas: 1. Conservação de Biodiversidade 2. Melhoria da nutrição e alimentação dos organismos cultivados. 3. Diversificação de espécies para a aquicultura. 4. Bem-estar dos organismos aquáticos. 5. Novas técnicas de cultura larval. 6. Aplicações genéticas na aquicultura. 7.Ecologia, estrutura e dinâmica de ecossistemas marinhos e recursos. 8. O passado do Mar nas Ilhas Canárias. 9. Gestão das pescas e pesca. 10. Sustentabilidade e gestão costeira. 11. Sensibilização cidadã e divulgação do conhecimento científico. 12 Internacionalização e cooperação para o desenvolvimento: transferência. 13. Ecofisiologia dos organismos marinhos. 14.Turismo, litoral, planejamento territorial e meio ambiente. 14. Saúde animal. 15. Estudo de biotoxinas marinhas.

DESCRIÇÃO DO TRABALHO QUE REALIZA DENTRO DO PROJETO MIMAR.

Dentro do projeto estudaremos a ciguatera, causada por toxinas produzidas por dinoflagelados associados às comunidades de algas, tem ocorrido mais freqüentemente na Macaronésia na última década. Portanto, a determinação das espécies envolvidas na transferência deste tipo de toxinas na cadeia alimentar é essencial para desenvolver metodologias para análise, detecção e prevenção delas.

 

Amostragem seletiva de diferentes espécies de peixes (de herbívoros a carnívoros superiores), moluscos e equinodermos, obtenção de amostras musculares para detecção de ciguatoxina e seu possível envolvimento na transmissão do mesmo na cadeia alimentar na Macaronésia.

 

Também realizaremos cursos de treinamento na detecção de ciguatoxina para parceiros e países terceiros do projeto.

 

ecoagua